
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Cerca de 95% das negociações coletivas resultaram em aumento salarial acima da inflação em 2013, de acordo com pesquisa divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Na média, o aumento real nas 685 unidades de negociações ficou em 2,8%.
Para o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, o balanço do período é positivo. ‘’O resultado aponta a recuperação da perda inflacionária e adiciona aumento real. É bom para a economia e garante o reajuste, um dos fundamentos pelos quais o índice de desemprego é baixo’, aponta o sindicalista.
Segundo o técnico do Dieese responsável pelo estudo, Luis Ribeiro, ‘’há uma continuidade do desempenho das negociações nos últimos anos’.
O secretário de administração e finanças da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Quintinho Marques Severo, observa dos aspectos: o crescimento sustentável da economia e a expansão do salário mínimo. "Não houve crescimento negativo, o que vem fazendo com que os pisos salariais cresçam últimos anos. A grande oferta de emprego leva a pressão dos salários para cima’’, avalia.
No entanto, os resultados da pesquisa apresentam baixa com relação a 2012, quando 98% das negociações salariais resultaram em ganhos acima da inflação e a média do aumento real foi o dobro na comparação com 2013, com 5,6%.
‘’O ano de 2012 foi excepcional para as negociações coletivas. Essa queda é coerente com a queda observada nos demais salários. O que a gente observa desde 2000 é que o grosso das negociações consegue ganhos reais’’, diz Luiz Ribeiro.
‘’É preciso olhar a série histórica. Há toda uma pressão do empresariado e os salários estão crescendo acima da produtividade’, opina Quintino.
2014/ A previsão para este ano é que o aumento decorrente das reivindicações sindicais acompanhe o crescimento da economia. ‘’Os ganhos para o ano serão maiores, mas dentro desse patamar, entre 2% e 3%’’, indica o técnico do Dieese.
Eu acredito que se você mantém o emprego, a tendência é você exigir melhores salários’’, diz Juruna.
Fonte: Diário de S. Paulo
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.