Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Abono salarial de 2015 começa a ser depositado no próximo dia 15
por Gabriella Oliveira | Lote beneficia os nascidosem setembro e dinheiro ficará disponível para o trabalhador até o dia 30 de junho do ano que vem.
O Ministério do Trabalho paga, a partir de quinta-feira, o abono salarial do P IS/Pasep do calendário 2016/2017 para os nascidos no
mês de setembro. Esses trabalhadores poderão fazer o saque nas agências da Caixa, Banco do Brasil, casas lotéricas a partir de quinta-feira ou, se estiverem como cadastro em dia, receberem conta corrente a partir de16 de setembro.
No total, R$ 14,8 bilhões estão disponíveis dentro do novo calendário, ano-base 2015.
Neste ano, recebem o benefício os nascidos entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, receberão no primeiro trimestre de 2017 (veja ao lado). Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017.
O pagamento será proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem trabalhou por um mês em 2015, receberá o equivalente a 1/12 do mínimo, e assim sucessivamente. A fração igualou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral, explica o Ministério do Trabalho.
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários-mínimos mensais, com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2015, e tenham sido informados na Rais (Relação Anual de Informação Social).
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, enfatizou que a ordem é manter o esforço para que todos os trabalhadores façam o saque, preferencialmente dentro do respectivo mês de pagamento. "O abono é um direito do trabalhador. São 22,3 milhões que devem receber dentro do novo calendário. Vamos trabalhar para alcançar todos", reafirmou.
Do exercício 2015/2016, ano base 2014, 990 mil trabalhadores ainda têm direito a saque. O prazo vai até 30 de dezembro.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.