Acordo do Sindec garante reajuste salarial e novos benefícios para trabalhadores de concessionárias
por Gabriella Oliveira | O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
O documento, firmado após negociação com o SINCODIV, estabelece aumento de 5,20% nos salários – acima da inflação de 4,87% – e reajuste de 6,67% nos pisos salariais. Além disso, foi mantida a vigência da CCT até 28 de fevereiro de 2026.
Avanços. Destaca-se a concessão de um quinquênio de 5% sobre o salário para empregados que completarem cinco anos na mesma empresa. Também foi criado um auxílio estudante, equivalente a um piso salarial, a ser pago em duas parcelas – a primeira em junho de 2025 e a segunda em dezembro do mesmo ano. Além disso, o SINDEC deve obrigatoriamente acompanhar rescisões de contratos de trabalho com mais de 365 dias para garantir a validade do ato.
Feriados. O acordo ainda reforça a proibição do trabalho em feriados nacionais, estaduais e municipais, incluindo a terça-feira de Carnaval e dias de eleições. O trabalho aos domingos também está vedado, com exceção de datas específicas ligadas à Expointer e às vendas de fim de ano. Atividades em eventos externos, como feiras e exposições, podem ocorrer até duas vezes por mês. Também foram mantidos benefícios como o Dia do Comerciário, auxílio-creche, plano odontológico e quebra de caixa.
Os reajustes salariais definidos na negociação começam a valer a partir de 1º de março de 2025, tendo como base os valores praticados em março de 2024. A revisão dos pisos e salários estava prevista na CCT original e foi confirmada no novo termo aditivo, consolidando melhorias para a categoria.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.