Agosto tem aumento no endividamento dos gaúchos ao registrar 73,2% de famílias com dívidas
por Jousi Quevedo | O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%).
O percentual de famílias gaúchas endividadas aumentou em agosto, ao ficar em 73,2% em relação a julho, que teve 66,1%. Na avaliação sobre a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30) pela Fecomércio-RS, a aceleração na comparação mensal pode ser explicada por fatores como os sinais de leve melhora na atividade econômica, com reflexos sobre a confiança; o Dia dos Pais, que pode ter estimulado compras atípicas, e, por fim, os efeitos derivados do término do período de redução do IPI, principalmente para os automóveis.
O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%). "Acreditava-se que apesar das taxas de juros menores e das reduções do IPI, a atividade econômica reduzida podia estar represando o endividamento.
No entanto, a economia parece dar sinais de melhora, o que estimula a confiança e, com isso, o endividamento", explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.
A pesquisa revela ainda aumento no percentual de famílias com contas em atraso (43,6%) e sem condições de pagamento (6,4%). Todavia, segundo avaliação dos economistas da Fecomércio-RS, isso não deve ser visto como um problema. Para os técnicos, o nível de endividamento está um pouco superior à média histórica e o percentual de famílias com contas em atraso costuma se elevar nesse período, dando fortes indícios de sazonalidade.
O percentual de famílias com contas em atraso, apesar da elevação, continua inferior à média histórica.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.