Agosto tem aumento no endividamento dos gaúchos ao registrar 73,2% de famílias com dívidas
por Jousi Quevedo | O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%).
O percentual de famílias gaúchas endividadas aumentou em agosto, ao ficar em 73,2% em relação a julho, que teve 66,1%. Na avaliação sobre a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30) pela Fecomércio-RS, a aceleração na comparação mensal pode ser explicada por fatores como os sinais de leve melhora na atividade econômica, com reflexos sobre a confiança; o Dia dos Pais, que pode ter estimulado compras atípicas, e, por fim, os efeitos derivados do término do período de redução do IPI, principalmente para os automóveis.
O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%). "Acreditava-se que apesar das taxas de juros menores e das reduções do IPI, a atividade econômica reduzida podia estar represando o endividamento.
No entanto, a economia parece dar sinais de melhora, o que estimula a confiança e, com isso, o endividamento", explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.
A pesquisa revela ainda aumento no percentual de famílias com contas em atraso (43,6%) e sem condições de pagamento (6,4%). Todavia, segundo avaliação dos economistas da Fecomércio-RS, isso não deve ser visto como um problema. Para os técnicos, o nível de endividamento está um pouco superior à média histórica e o percentual de famílias com contas em atraso costuma se elevar nesse período, dando fortes indícios de sazonalidade.
O percentual de famílias com contas em atraso, apesar da elevação, continua inferior à média histórica.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.