Articulações para audiências dos GEADs e realização do Fórum Social Temático 2013 tematizam reunião na ALRS
por Jousi Quevedo | Diretor do Sindec Jefferson Tiego coordenou com Lélio Falcão o encontro.
Centrais sindicais, movimentos sociais e lideranças se reuniram nesta quarta-feira no Espaço do Fórum Democrático da ALRS para articular demandas referentes aos GEADs e audiências públicas a serem realizadas no interior do Estado, o Fórum Social Temático 2013 e a Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente, a ocorrer entre 8 e 11 de agosto em Brasílía.
O encontro foi coordenado pelo diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, e o secretário de Juventude Nacional da Força Sindical e diretor do Sindec-POA, Jefferson Tiego.
Como ponto inicial, Lélio destacou a cedência de espaço na Usina do Gasômetro, por parte da Prefeitura de Porto Alegre, para a organização do FST 2013. Ele lembrou que o presidente da ALRS, Alexandre Postal, também já indicou que espaços da Assembleia estarão disponíveis para os dias de fórum em Porto Alegre. Jane Argolo, do Coletivo La Integración, destacou a necessiade de um lugar maior na Usina do Gasômetro, como o mezanino. Os organizadores se debruçam agora para agilizar o alinhamento dos 30 Mundos que compõem as oficinas do FST. Serão inicialmente escolhidas uma pessoa de cada grupo e destas um grupo menor para ser o comitê executivo do Fórum.
Também foi informado que haverá uma reunião no dia 30 de julho no Memorial do RS para apresentação e distribuição do material resumindo o acúmulo de experiências do FST 2013.
Formatos e reognizações ao FST foram propostas buscando a maior apresentação das oficinas e ONGs e socialização com o público.
Para agosto, está sendo organizando um encontro de treinamento, capacitação e orientação sobre o FST e Sustentabilidade com um dos idealizadores do Fórum Social Mundial Oded Grajew, que integra o comitê internacional do FSM, e um representante do Ministério de Integração Nacional.
Já em setembro, deverá haver encontro do Grupo de Desenvolvimento Regional com outro representante do Ministério de Integração Nacional, abordando a questão da Água, Faixa de Fronteira e outros temas que interessem ao RS.
Os participantes também comentaram a realização da Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente. Comitiva de delegados do RS vão compor o público do evento, em Brasília.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.