Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Câmara pode votar fim do fator até 1 de maio
por Jousi Quevedo | Redutor da aposentadoria pode ser substituído pelas fórmulas 85/95 ou 95/105. Deputados querem adiantar.
A discussão sobre a extinção do fator previdenciário deve entrar na reta final dos debates na Câmara dos Deputados.
A extinção, que está parada na Câmara há quatro anos, pode entrar na pauta antes do dia 1º de maio, em um pacote de projetos de interesse dos trabalhadores. A proposta pode sofrer algumas alterações para atender reivindicações dos empresários e da equipe econômica do governo.
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara realizou uma audiência pública, a pedido do deputado federal Assis Melo (PC do B-RS), para chegar a um consenso entre trabalhadores, aposentados, governo e empresários. O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), está otimista com o avanço nas negociações. Para o deputado, é possível a aprovação do fator 85/95, que leva em conta a soma da idade e do tempo de contribuição do trabalhador para a concessão da aposentadoria integral. Pela regra atual, o fator previdenciário reduz em até 40% o valor do benefício, pois leva em conta a expectativa de vida, além da idade e do tempo de contribuição.
O senador Paulo Paim (PT-RS) é contra a fórmula 85/95. "O melhor para o trabalhador é o fim do fator previdenciário sem nenhum outro redutor no lugar", disse Paim.
A equipe econômica do governo defende o fator 95/105.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.