
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
O lindo dia de domingo (13) contribuiu para que a festa dos 82 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre fosse um sucesso. Mais de 1500 comerciários estiveram presentes no Centro de Eventos Casa do Gaúcho comemorando mais um ano de história.
Comerciários, aposentados e suas famílias foram recepcionados pela diretoria em um clima de descontração. A Erva-mate Barão de Cotegipe disponibilizou água quente e erva para o chimarrão. Para as crianças, não faltou diversão com os brinquedos e as guloseimas distribuídas.
Em seu discurso de boas-vindas, o Presidente Nilton Neco disse que é muito importante estar participando dos 82 anos de um sindicato, cuja história começou em 1932 com um grupo de comerciários que se organizaram para reivindicar melhorias nas condições de trabalho.
Nesses anos todos vimos que essas lutas estão avançando e, para nós que fizemos parte atualmente, mostra que realmente a categoria comerciária quando se une pra valer em torno do sindicato, consegue avançar nas conquistas", disse.
Neco lembrou que as lutas também são travadas em projetos políticos e a nível nacional e internacional, como o reconhecimento da profissão, redução da jornada, revisão da tabela do imposto de renda, melhoria do salário mínimo e outras reinvindicações.
Na sequência, o Vereador de Porto Alegre e secretário-geral licenciado, Clàudio Janta, parabenizou e agradeceu a categoria.
Saudamos a categoria, que tanto contribuiu para que o nosso mandato na Câmara Municipal de Porto Alegre trouxesse grandes conquistas, como os recursos para a ampliação do atendimento nos Postos de Saúde. Durante toda a campanha dos Postos de Saúde 24h os comerciários foram decisivos para que coletássemos as 92 mil assinaturas que pressionaram para a conquista de recursos no orçamento, LDO e PPA. Juntos ainda vamos fazer muito mais! Viva os comerciários, viva o Sindec!", exclamou Janta.
Um dos momentos mais esperados pela categoria foi o Show com o humorista Paulinho Mixaria, que garantiu muitas risadas alegrando a tarde de domingo. Para encerrar a festa, os comerciários continuaram reunidos na Casa do Gaúcho para assistirem ao final da Copa do Mundo.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.