Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Cenário favorável à luta por PLR nos shoppings centers
por Ligiane Brondani | Para o sindicalismo comerciário, o cenário é muito favorável para intensificar essa luta no setor que está instalado nas cadeias de shopping centers.
O pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) é uma das bandeiras do sindicalismo atual, que busca na efetiva aplicação da Lei 10.101/00 elevar a remuneração dos trabalhadores nos mais diferentes setores de atividade.
Para o sindicalismo comerciário, o cenário é muito favorável para intensificar essa luta no setor que está instalado nas cadeias de shopping centers. É o que sinaliza caderno especial da edição de final de semana (30/11 a 02/12) do jornal Valor Econômico, que apresenta uma radiografia do crescimento do setor.
O encarte, com número de empreendimentos, faturamento, dados e projeções animadoras, abre a narrativa registrando que o segmento "atravessa um dos melhores momentos de sua história no País". São 28 novos empreendimentos em 2012 e a perspectiva de mais 48 centros de compras para 2013.
A superintendente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Adriana Colloca, comemora: "O setor cresce em todas as regiões".
Dimensões - Segundo o Valor, ao final deste ano, o Brasil terá 458 shoppings em funcionamento, instalados em 24,8 milhões de metros quadrados de área construída e com 11 milhões de metros quadrados de área bruta locável. São 80 mil lojas, 735,7 mil vagas nos estacionamentos e 2.745 salas de cinema. O setor gera 775,4 mil postos de trabalho.
Lucros - O faturamento, em curva ascendente desde 2005, deve crescer 12% este ano e pode chegar a R$ 121 bilhões.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.