Centrais entregam manifesto à Câmara Municipal de Porto Alegre
por Gabriella Oliveira | O manifesto elenca as consequências negativas da crise e da política econômica de juros altos e inflação.
Representantes de centrais sindicais e do movimento estudantil entregaram, na tarde desta quinta-feira (28), um manifesto em alerta às autoridades sobre os graves problemas enfrentados pela população brasileira, em especial do Rio Grande do Sul. O documento, formulado pela Força Sindical, UGT, CGTB, Nova Central, Uges e Umespa, foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cássio Trogildo, durante audiência, que também contou com a presença do sindicalista e vereador Clàudio Janta, que é secretário-geral do Sindec.
O manifesto elenca as consequências negativas da crise e da política econômica de juros altos e inflação, que levaram à retração da indústria e aumento exponencial da taxa de desemprego. Como alternativas, as entidades demandam a mudança na política econômica, incentivos ao parque industrial para retomada da produção, criação de políticas de incentivo às indústrias, combate à corrupção, com apoio às ações da operação Lava-Jato e denúncia do desmonte das políticas voltadas à educação.
Em um trabalho feito a muitas mãos, estabelecemos propostas que possam alavancar o cenário nesse momento de dificuldade e de desemprego. Precisamos combater a desindustrialização que assola nossa cidade, Estado e país e temos que estar preparados para virar essa página e avançar no debate, diante da perspectiva de um novo momento", enfatizou o diretor da Força Sindical-RS e do Sindec-POA, Claudio Correa.
Participaram do encontro os sindicalistas Cláudio Correa, em nome da Força Sindical; Norton Jubelli, Adriano Porto e Jauri Carneiro, da UGT; Larri Lopes e Dercírio Cardoso, da Nova Central, e Marcos Adriano Prestes, presidente da UGES. O manifesto também deve ser entregue à Assembleia Legislativa, ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, cuja visita já está agendada para próxima terça-feira, às 15 horas.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.