Centrais farão mobilização amanhã contra o Fator Previdenciário
por Gabriella Oliveira | A concentração será a partir das 9h próximo ao terminal Estação do Mercado.
O Dia Nacional de Mobilização, marcado para o dia 12 de novembro, terá como tema "O Brasil contra o Fator!". As centrais sindicais estão organizando esta grande manifestação pela retomada das negociações acerca do fator previdenciário.
Em Porto Alegre ficou definido entre as centrais que a mobilização fará sua concentração junto ao terminal do trem, próximo ao Mercado Público, a partir das 9h. Os sindicalistas irão se dirigir ao Instituto Nacional de Seguro Social onde farão a entrega de um documento para ser encaminhado ao Ministro da Previdência Social.
Entra ano e sai ano e o fator previdenciário continua sendo uma das nossas bandeiras, pois não tivemos nenhum avanço. É por isso mesmo que não podemos desistir dessa pauta e mostrar a nossa unidade para seguirmos em frente", afirma o diretor da Força Sindical-RS, Dionísio Mazui.
O prazo estabelecido pelo ministro da secretaria-geral da Presidência da Republica, Gilberto Carvalho, para concluir as discussões sobre o assunto com os representantes das centrais sindicais se encerrou na última semana de outubro, sem avanços.
O último encontro entre as partes, que também teve a participação dos ministros do Trabalho, Manoel Dias, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ocorreu em 21 de agosto, quando foi definido o prazo de 60 dias para concluir os debates sobre o assunto.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.