Clàudio Janta é diplomado para novo mandato de vereador de Porto Alegre
por Gabriella Oliveira | O vereador, que é secretário-geral do Sindec, representa os trabalhadores no legislativo.
Os vereadores eleitos para o exercício de mandato parlamentar entre 2017 e 2020 na Câmara Municipal de Porto Alegre foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
A cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para a diplomação dos 36 vereadores eleitos para o exercício do mandato 2017-2020, na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi realizada na tarde desta sexta-feira (16/12), na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPE-RS). Com o auditório Mondercil Paulo de Moraes lotado, o sindicalista e vereador Clàudio Janta dedicou o diploma, recebido pelas mãos dos magistrados, aos trabalhadores.
Após o término da solenidade, o vereador manifestou-se em agradecimento aos votos recebidos na última eleição, que o reconduziram ao mandato no Legislativo Municipal. Emocionado, destacou a importância dos apoiadores, da militância do Solidariedade, líderes comunitários e "a cada pessoa que abriu as portas de casa" na última campanha. "Teremos um ano de 2017 difícil, mas a nossa unidade vai passar por cima de tudo isso. Muito obrigado do fundo do coração, a todos. A emoção é muito grande, apesar de ser a segunda vez, é como se fosse a primeira", declarou.
Futuros administradores do Município, o prefeito Nelson Marchezan Junior e o vice Gustavo Paim também foram diplomados ao final da solenidade. A cerimônia marcou o último ato legal da Justiça Eleitoral referente ao processo eleitoral de 2016. O ato de posse dos eleitos acontecerá na Câmara Municipal de Porto Alegre, no dia 1º de janeiro de 2017.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.