Clàudio Janta palestra sobre o protagonismo dos novos partidos políticos
por Gabriella Oliveira | O debate ocorreu inserido na programação do Ciclo de Palestras da Federação dos Comerciários do RS.
O segundo dia de debates do Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política da Fetracos-RS começou com a palestra do vereador de Porto Alegre e líder da Força Sindical-RS e Solidariedade-RS, Clàudio Janta, falando sobre o protagonismo dos novos partidos políticos no ano eleitoral de 2014.
Janta explicou que a criação do Solidariedade se deu pelo fato de que nenhum partido político existente tinha uma linha reta na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Os partidos perderam a identidade porque os políticos tomaram conta do partido, deixando de lado as bandeiras dos trabalhadores e da sociedade. O Solidariedade é um partido que nasce para resgatar os direitos dessa categoria", disse.
O Solidariedade já tem em sua composição 24 Deputados Federais, que conforme o vereador Janta, sabem que para ingressar no Solidariedade tem que estar engajados na luta pelos direitos do trabalhador. Além disso o partido conta com um senador, 81 deputados estaduais, 205 prefeitos e 1561 vereadores.
O líder do Solidariedade-RS também falou da sua atuação como vereador de Porto Alegre. "A gente tem feito muito pelos trabalhadores na câmara de vereadores, nosso poder é incalculável. 11 meses atrás eu disse que a nossa maior luta era pelos postos de saúde 24h e conseguimos aprovar 8 milhões no plano plurianual, e para o ano que vem aprovamos 16 postos de saúde abertos até as 22h em fase experimental.", relatou.
Após os questionamentos do público, o Presidente em exercício da Federação, Dionisio Mazui, fez suas considerações finais agradecendo ao vereador Janta pela palestra.
Foi muito importante principalmente para esclarecer e até mesmo criar questionamentos entre os nossos companheiros, pois essas dúvidas nos impulsionam a ir em busca de respostas que possam fazer com que criemos uma consciência política", concluiu.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.