Comerciários de Porto Alegre elegem representante na Câmara de Vereadores; Janta fica entre os mais votados
por Jousi Quevedo | O secretário-geral do Sindec/Porto Alegre, Clàudio Janta, foi eleito ontem, dia 7/10/2012, vereador de Porto Alegre.
Com a votação expressiva de 10.675 votos, o candidato a vereador Clàudio Janta foi eleito neste domingo, dia 7/10, após uma campanha disputada e apertada no Município de Porto Alegre. Janta, que também é presidente licenciado da Força Sindical-RS, pautou sua trajetória política e sindical na luta pelos trabalhadores e conquistou o 8º lugar como um dos candidatos mais votados em Porto Alegre. Ele assume o mandato 2013-2017 na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelo PDT. Oriundo do movimento sindical comerciário, Janta é uma grande novidade no Legislativo da Capital.
A vitória do sindicalista significa também a volta da representação de uma das categorias mais importantes de Porto Alegre ao Legislativo Municipal. Há 40 anos, os comerciários não contavam com uma representação política eleita. Essa história começou a mudar há três meses, quando foi lançada a candidatura de Janta com amplo apoio da categoria dos comerciários. Janta enfocou nas ações as comunidades nas vilas da periferia e dos morros e o que é fundamental para Porto Alegre incluir com dignidade todos os seus habitantes. Moradia, transporte, saneamento básico, segurança, educação e acesso à cultura deram a tônica das demandas levantadas e mostradas pelo futuro vereador.
Os resultados da eleição foram aguardados por Janta, acompanhado de diretores do Sindec, comerciários e colaboradores no Comitê de Campanha situado na Avenida São Pedro. A expectativa era grande e a confiança também.
Após a divulgação oficial dos eleitos, a vitória foi comemorada com a militância, apoiadores, amigos, familiares em um carnaval de rua na Avenida São Pedro. A cada palavra dita por Janta, os tambores rufavam junto a gritos de vitória e o jingle da campanha contagiando a todos os presentes.
Agradeço a todos que acreditaram na nossa vitória, que lutaram comigo e que acreditaram que tínhamos que entrar no coração das pessoas que sabem que a nossa cidade tem muito a melhorar no atendimento à saúde e em outros aspectos fundamentais. Agradeço àqueles sabem que as pessoas precisam de dignidade para viver", disse.
Sobre a votação expressiva Janta destacou a confiança depositada em seu trabalho. "Estes mais de 10 mil votos só aumentam a responsabilidade, que já tínhamos no movimento sindical. Essa vitória é compartilhada com cada um de vocês que empunharam a bandeira de nossa campanha e foram espontaneamente visitar os bairros, bater na porta das casas. Pessoas lutaram por 90 dias acreditando neste projeto. Acreditando na mudança que é viável e é possível", ressaltou.
Agradeço a todas as pessoas que se dedicaram e explicaram nossas propostas", declarou Clàudio Janta, muito emocionado.
O prefeito José Fortunati, também oriundo do movimento sindical, foi reeleito prefeito de Porto Alegre com 65,22% dos votos válidos.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.