Comerciários debatem agenda trabalhista da categoria na CNTC em Brasília
por Jousi Quevedo | Encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira.
Comerciários do Rio Grande do Sul foram recebidos na manhã desta quarta-feira pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). Sindicalistas de Canoas, Porto Alegre, Quaraí e Guaíba conversaram com o presidente Levi Pinto sobre os rumos do movimento de mobilização pelo Fim do Fator Previdenciário.
Na pauta da eunião com o Presidente Levi Pinto, da CNTC, foi encaminhada a filiação da Fetracos à Confederação e a luta pela regulamentação profissão.
Participam Luis Carlos Barbosa do Sindec Porto Alegre; Dionísio Mazui, vice-presidente da Fetracos; a presidente do Sindicato Comerciários Guaíba, Ivone Simas; e o diretor do Sindec Canoas, Antenor Federizzi; e o presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.