Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Comissão da Câmara aprova parecer sobre regulamentação da profissão de comerciário
por Jousi Quevedo | A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovou, ontem, o parecer sobre o PL 3592/2012, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de comerciário.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovou, ontem, o parecer sobre o PL 3592/2012, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de comerciário.
O parecer do relator, deputado João Maia (PR-RN), foi aprovado por unanimidade pelos deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), Jânio Natal (PRP-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), Eudes Xavier (PT-CE), Guilherme Campos (PSD-SP) e Esperidião Amin (PP-SC).
Um grupo de líderes comerciários, representando o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, acompanhou a votação: José Carlos Ap. Pelegrini, o Ney, de Matão; Marcelo Nunes de Castro, de Itapeva; e Ademir Lauriberto Ferreira, de São Carlos, junto com as diretoras Led Laura e Terezinha.
Com a aprovação do parecer na Comissão, avançamos mais uma etapa para ver aprovada, em definitivo, a regulamentação da profissão de comerciário", afirmou Ney, de Matão.
O PL 3592/2012 é a versão do PLS 115/2007, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já aprovado no Senado e que agora tramita por várias comissões da Câmara.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.