Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Confiança dos empresários do comércio tem leve alta em março
por Gabriella Oliveira | Icec subiu 2,1% na comparação com fevereiro, mas recuou 0,2% ante 2012. Nível de satisfação com desempenho do setor está desfavo.
Os empresários do comércio estão mais confiantes em março que há um mês, embora o nível de confiança, quando comparado a igual mês do ano passado, tenha apresentado leve recuo.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quarta-feira (27), atingiu 126,9 pontos em março, alta de 2,1% em relação a fevereiro e queda de 0,2% ante 2012.
De acordo com a entidade, a percepção ainda desfavorável em relação às condições econômicas do país evitou que o Icec registrasse a primeira alta em nove meses, na base de comparação anual.
O nível de satisfação dos empresários do comércio com o desempenho do setor atingiu 99,5 pontos em março e se mostra predominantemente desfavorável. Para a CNC, este resultado reflete a perda de fôlego das vendas do setor.
Apesar disso, as expectativas para os próximos meses seguem favoráveis, com este subíndice variando 1,5% e 4,8%, em relação a 2012 e a fevereiro, respectivamente.
Com variação um pouco menor, de 1,1% ante 2012, o nível de investimentos foi impulsionado pela maior propensão à realização de contratações. A alta de 2,1% em relação a fevereiro, por sua vez, reflete a retomada do nível de atividade do setor após o primeiro bimestre sazonalmente mais fraco.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.