Confiança dos empresários do Estado cai, mas patamar segue otimista
por Gabriella Oliveira | O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do RS (Icec-RS) apresentou queda de 0,3% em março (124,1 pontos).
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do RS (Icec-RS) apresentou queda de 0,3% em março (124,1 pontos) em relação ao mês anterior (124,5 pontos), mantendo praticamente estável o indicador. Em relação ao mesmo mês de 2012, o Icec-RS registrou queda de 4,6%. Os resultados estão sendo divulgados nesta quarta-feira (10) pela Fecomércio-RS.
O declínio marginal do Icec-RS em março foi determinado pelo comportamento de altas expectativas, em contraponto com a queda em todas as dimensões do indicador de condições atuais. O índice de Investimento também teve uma piora, provocada pela redução no nível de investimentos das empresas. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda em todos os sub-indicadores.
Na análise por porte, o nível de confiança das empresas com até 50 funcionários apresentou queda de 0,3%, enquanto o das empresas com mais de 50 funcionários registrou redução de 2,1%. Na avaliação por segmentos, apenas o grupo dos duráveis apresentou uma levíssima elevação (0,1%) na comparação com fevereiro. Os semi-duráveis e não duráveis, por sua vez, apresentaram quedas de 12,0% e 0,6%, respectivamente.
Como explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, reforçada pelo resultado desse mês, a disparidade entre as avaliações dos empresários em relação à situação atual e futura, característica observada em todo o histórico do indicador, permanece.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.