Congresso da CSA deve contar com a presença de chefes de Estado do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai entre 17 e 20/04
por Jousi Quevedo | O presidente do Sindec-POA e secretário de RI da Força Sindical, Nilton Neco, participa do evento.
Os presidentes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil estão na lista de convidados da cerimônia de abertura do II Congresso Continental que a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) realizará na cidade brasileira de Foz de Iguaçú entre os dias 17 e 20 de abril de 2012. Do Sindec-POA, participa também Jeferson Tiego.
Além dos chefes e chefas de Estado, se espera a presença de 500 participantes, incluídos delegados e delegadas das organizações e centrais sindicais afiliadas e fraternas, observadores e convidados de todo o mundo.
A temática central do II Congresso será "Desenvolvimento Sustentável, Democracia e Trabalho Decente: Construindo uma nova sociedade". O encontro também vai eleger a nova secretaria executiva da CSA, cujo mandato deverá refletir, nos próximos quatro anos, as resoluções acordadas pelo movimento sindical durante a reunião.
Em um contexto profundamente negativo nos países do Norte, consideramos que as Américas, com todas suas contradições e desigualdades, pode ser fonte de alternativas ao modelo neoliberal", propõe Víctor Báez Mosqueira, secretário geral da CSA. "Se o sindicalismo das Américas consegue chegar à integração real dos povos (não somente econômica, senão sobretudo social), podemos ser o continente do século 21."
De acordo com Víctor Báez, o trabalho decente está íntimamente conectado com o desenvolvimento sustentável. "O sindicalismo deve mobilizar-se frente aos seus governos pela geração de trabalho decente, o emprego formal com direitos, as garantias para a negociação coletiva e a liberdade sindical, a seguridade social para todos e todas e um verdadeiro diálogo social", explica o secretário geral da CSA.
Os aportes ao programa do II Congresso foram compilados em eventos sub-regionais realizados em todas as sub-regiões do continente americano: Cone Sul, região Andina, América Central e Caribe e América do Norte.
A CSA é a expressão sindical regional mais importante do continente americano. Fundada em 27 de março de 2008 na Cidade do Panamá, conta com 59 organizações nacionais de 27 países, que representam a mais de 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras nas Américas. A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (CSI).
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.