CPI busca apurar causas do fechamento de lojas e postos de trabalho nos shoppings
por Gabriella Oliveira | Requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito foi protocolado pelo vereador Clàudio Janta.
Foi apresentado pelo vereador Clàudio Janta (Solidariedade), que é Secretário-geral do Sindec-POA, um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as razões do fechamento de lojas e postos de trabalho nos shopping centers da Capital. O requerimento, protocolado na Câmara Municipal nesta segunda-feira (8), conta com 16 assinaturas.
A intenção da CPI é apurar temas que afetam a economia em nossa cidade e que causam enorme desemprego, que cresce assustadoramente em nosso país, batendo recordes todos os meses. Neste cenário, esta Casa Legislativa não pode ficar alheia a este fato econômico e social" justifica o vereador.
Na justificativa do pedido o vereador reforça que é notória a crise provocada pela retração nas vendas em função da recessão econômica e dos altos custos de aluguel. A situação tem sido pautada com frequência nos últimos meses pelos lojistas, diante das dificuldades em renegociar termos, que têm levado ao fechamento de lojas e desemprego de centenas de comerciários.
A estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) indica que, em 2016, os shoppings no Estado perderam 1.023 lojas, queda de 12,91% ante o ano anterior. Em Porto Alegre, onde o conflito ganha corpo, a taxa média de vacância subiu de 9,96% em 2015 para 12,54% em 2016, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.