Delegados analisam as propostas nos eixos temáticos que serão votadas na Plenária Final
por Jousi Quevedo | Propostas foram planejadas hoje para votação no sábado.
Nesta sexta-feira (10), os 12 grupos temáticos da I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) se uniram em quatro grandes grupos (Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e Diálogo Social) para discutir e aprovar as propostas que serão avaliadas na Plenária Final e constituirão as bases da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.
Para o coordenador-geral, Mario dos Santos Barbosa, pela complexidade dos temas tratados na Conferência há um descompasso no andamento dos grupos. "Ontem houve três grupos que conseguiram concluir os trabalhos e inclusive chegaram ao consenso nas propostas. Mas teve grupo que avançou muito pouco, isso fez com que um volume grande de proposta viesse para plenária por eixo, mas no final do dia estaremos com condições de avaliar o trabalho para organizar a plenária final de amanhã (11)", afirmou.
As propostas analisadas nesses dois dias de reuniões entre as bancadas de trabalhadores, empregadores, governo e sociedade civil reafirmam o diálogo que se refletiu no consenso alcançado nos grupos de trabalho da CNETD. "A questão mais importante a se destacar é que a Conferência está reafirmando todo um processo que começou nos estados e nos municípios de um amplo e profundo debate sobre as questões do mundo do trabalho. A expectativa é que teremos um bom resultado", afirma o coordenador-geral.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.