Diretor do Sindec representa o Brasil em Israel durante curso para a juventude
por Jousi Quevedo | Após duas semanas de curso, o sindicalista destacas as diferenças de costumes que refletem no comportamento e na luta da juventude trabalhadora local.
O diretor do Sindec-POA e secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego (ao centro, bem alto), se encontra em Isarel onde participa de encontro internacional sobre políticas para a juventude. Após duas semanas de curso, o sindicalista destaca as diferenças de costumes que refletem no comportamento e na luta da juventude trabalhadora local.
O povo é muito comprometido com o futuro de seu país, com o futuro de seus jovens e suas crianças", disse.
Conforme o sindicalista, o investimento em infra-estrutura é muito alto. "Há ainda o cuidado com a natureza e com a água, afinal estamos no deserto", destacou.
Tiego destacou ainda os investimentos em educação, especialmente na educação formal - aquela em turno inverso. "O interessante também é que há educação não formal, em jovens ensinam jovens e crianças. Pessoas entre 14 e 18 anos são os educadores voluntários de jovens e crianças de 5 até 14 anos", conta.
Valores como respeito, trabalho em grupo, liderança e como funciona um sindicato, um partido político são os temas mais frequentes. "Eles tem uma preocupação muito grande com o respeito ao próximo e a seu companheiro", disse.
Todos os jovens fazem algum tipo de serviço comunitário", frisou.
Os jovens israelenses passam por duas fases consideradas importantes no país: antes e depois do exército."O exército, assim como no Brasil, é obrigatório, só que em Israel isto inclui as mulheres, dos 18 aos 20 anos; e homens dos 18 ate os 21", afirmou o sindicalista.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.