Diretor jurídico do Sindec concede entrevista para produção de campanha sobre assédio moral
por Gabriella Oliveira | O dirigente destacou a Convenção de Saúde e Segurança do setor de farmácias.
A Argo Propaganda está desenvolvendo um projeto audiovisual sobre o assédio moral. O trabalho consiste em alertar as instituições, seja empresa, seja entidade sindical, sobre esta prática, considerada por muitos especialistas como o mal do século nas relações de trabalho.
O diretor do Departamento Jurídico do Sindec, Valdir Santos de Lima, que também é secretário da Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical-RS, esteve na agência como convidado do projeto e destacou a renovação da primeira Convenção Coletiva de Trabalho do RS para Saúde e Segurança do Trabalho.
O acordo foi assinado pela primeira vez em 2013, entre Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio da Força Sindical do RS (Fetracos-RS), Drogarias Mais Econômica S.A. e Grupo Brasil Pharma. Com vigência entre 2013 e 2015, foi recentemente renovado até julho de 2017.
O documento firmado entre trabalhadores e empregadores marca um avanço na melhoria das condições de trabalho. Foi elaborado por uma comissão tripartite envolvendo sindicalistas, empresas Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visando garantir mais segurança e saúde no trabalho, implementando soluções nas empresas que alcancem os objetivos de proteção do trabalhador.
A partir da convenção, os trabalhadores que atuam nos setores das caixas operadoras, por exemplo, tiveram melhorias ergonômicas. Higiene, salubridade e limpeza dos espaços de trabalho também são cuidados aprimorados nos estabelecimentos pactuantes.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.