Diretores participam de seminário no Ministério Público do Trabalho
por Gabriella Oliveira | Evento discutiu Trabalho, Ação Coletiva e Democracia.
Na última sexta-feira (03) a Força Sindical-RS participou do "Seminário Trabalho, Ação Coletiva e Democracia", promovido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com as Centrais Sindicais. Os diretores do Sindec-POA, Valdir Lima e Claudio Correa integraram o seminário.
O evento teve como objetivo debater o papel da ampliação de direitos através das organizações de representação coletiva dos trabalhadores como possibilidade de fortalecimento da democracia. Além de socializar experiências e sua fundamentação teórica que ressalte o Ministério Público como agente de ampliação dos direitos do trabalho no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Na oportunidade o 2º Vice-presidente da Central, Edson Dorneles, representou a Força Sindical-RS na mesa de abertura. Os debates foram mediados pelo Procurador-chefe do MPT/RS, Fabiano Holz Beserra.
Estamos vivendo uma conjuntura muito complexa, por isso precisamos estender nossos debates e retomar o protagonismo político nesse país, buscando uma coesão em bandeiras de luta que são essências para a classe trabalhadora", disse Edson.
O Diretor Claudio Correia também se manifestou durante o evento.
O movimento sindical recebe uma contribuição dos trabalhadores que é estabelecida em dissídio coletivo. Isso possibilita realizarmos o nosso trabalho diário e, além disso, cumprir uma agenda que na verdade deveria ser cumprida pelo governo, possibilitando acesso à saúde, educação, enfim, e não recebemos nenhuma contribuição por parte do governo nesse sentido. É importante que essa visão seja estabelecida, para que os trabalhadores vejam o quão é importante a sua contribuição para a melhoria da atuação das suas entidades de representação. Nós não queremos atacar o ministério público do trabalho, mas também não queremos ser atacados de forma generalizada", concluiu.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.