Economia gaúcha gerou 67 mil postos de trabalho formal em 2012
por Gabriella Oliveira | Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.
Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (CAGED/MTE), durante o ano de 2012 no Rio Grande do Sul, foram gerados 67.5811 empregos celetistas.
A menor geração de empregos em 2012 é resultante do impacto da estiagem sobre as principais safras agrícolas e da fraca atividade econômica. A contração do emprego formal gaúcho foi atenuada pelo desempenho positivo do setor terciário.
O setor que gerou mais vagas em 2012 foi o setor de Serviços com 40.653 novos postos de trabalho, em segundo lugar figurou o Comércio com 18.278, seguido da Construção Civil com 11.613.
A atividade industrial encerrou o ano como iniciou: debilitada. Embora a dinâmica da criação de vagas tenha demonstrado desaceleração em relação ao ano anterior, somente um, entre os oito setores de atividade econômica registrou saldo negativo de vagas – os Serviços Indústrias de Utilidade Pública com a extinção de 390 empregos em 2012.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.