
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
No próximo domingo (15) acontece o primeiro turno das eleições municipais. Os porto-alegrenses irão às urnas para escolher seus candidatos nos poderes Legislativo e Executivo pelos próximos quatro anos.
Essa é uma oportunidade dos trabalhadores exercerem a sua cidadania, além de votar conscientemente para eleger pessoas que de fato representem seus interesses, atuando para a criação de projetos e leis que favoreçam, não só as relações de trabalho, como também questões ligadas à melhoria na vida como um todo: saúde, educação, moradia, segurança, etc.
Desta forma, a categoria comerciária tem dois representantes que concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores da capital, ambos estão licenciados de suas funções no Sindec-POA, para disputarem o pleito.
Com uma trajetória de mais de 30 anos no Movimento Sindical, foi no Legislativo Municipal que Janta, atualmente vereador em seu segundo mandato, conquistou feitos em prol dos trabalhadores. Com mais de 100 projetos ao longo da carreira política, tem destaque a aprovação dos Postos de Saúde 24 horas e da Escola de Tempo Integral. Por isso acredita que com a atuação política pode lutar mais ativamente pela melhoria de vida dos trabalhadores e de suas famílias.
A jovem formada em Engenharia Elétrica (UFRGS) é Tecnóloga em Segurança do Trabalho, tendo uma trajetória de 11 anos junto ao setor de Segurança e Medicina do Sindec-POA. É a segunda vez que ela concorre a um cargo na política, pela primeira vez no pleito Municipal; por acreditar que a força da juventude e da mulher, podem promover a mudança que a cidade e, sobretudo, os trabalhadores precisam.
No domingo (15), também é feriado da Proclamação da República. Somente poderão abrir com mão de obra de funcionários, empresas que aderiram ao Acordo Coletivo com o sindicato, o que assegura benefícios à categoria.
As empresas também devem garantir que os comerciários possam exercer o seu direito ao voto, se ausentando do trabalho sem prejuízo de salário.
Foto Destaque: Nelson Jr/TSE
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.