
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
No próximo domingo (15) acontece o primeiro turno das eleições municipais. Os porto-alegrenses irão às urnas para escolher seus candidatos nos poderes Legislativo e Executivo pelos próximos quatro anos.
Essa é uma oportunidade dos trabalhadores exercerem a sua cidadania, além de votar conscientemente para eleger pessoas que de fato representem seus interesses, atuando para a criação de projetos e leis que favoreçam, não só as relações de trabalho, como também questões ligadas à melhoria na vida como um todo: saúde, educação, moradia, segurança, etc.
Desta forma, a categoria comerciária tem dois representantes que concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores da capital, ambos estão licenciados de suas funções no Sindec-POA, para disputarem o pleito.
Com uma trajetória de mais de 30 anos no Movimento Sindical, foi no Legislativo Municipal que Janta, atualmente vereador em seu segundo mandato, conquistou feitos em prol dos trabalhadores. Com mais de 100 projetos ao longo da carreira política, tem destaque a aprovação dos Postos de Saúde 24 horas e da Escola de Tempo Integral. Por isso acredita que com a atuação política pode lutar mais ativamente pela melhoria de vida dos trabalhadores e de suas famílias.
A jovem formada em Engenharia Elétrica (UFRGS) é Tecnóloga em Segurança do Trabalho, tendo uma trajetória de 11 anos junto ao setor de Segurança e Medicina do Sindec-POA. É a segunda vez que ela concorre a um cargo na política, pela primeira vez no pleito Municipal; por acreditar que a força da juventude e da mulher, podem promover a mudança que a cidade e, sobretudo, os trabalhadores precisam.
No domingo (15), também é feriado da Proclamação da República. Somente poderão abrir com mão de obra de funcionários, empresas que aderiram ao Acordo Coletivo com o sindicato, o que assegura benefícios à categoria.
As empresas também devem garantir que os comerciários possam exercer o seu direito ao voto, se ausentando do trabalho sem prejuízo de salário.
Foto Destaque: Nelson Jr/TSE
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.