
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na noite da última quarta-feira (30) aconteceu o ato de apuração das eleições do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre que confirmou, com 92,6% de aprovação, a vitória da chapa única "Unir para Vencer", reelegendo o dirigente Nilton Neco como presidente da entidade.
Pela primeira vez na história do sindicato, o processo eleitoral bem como a apuração, ocorreu de forma virtual, acatando as recomendações das autoridades quanto ao distanciamento social no combate à pandemia do coronavírus. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 8h do dia 28 até às 18h do do dia 30, de forma ininterrupta. Para casos excepcionais, ficou à disposição da categoria um terminal de votação presencial na sede do sindicato.
O ato de apuração foi presidido pelo dirigente Luiz Carlos Motta, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio/CNTC que, após o acesso aos relatórios de votação, declarou por eleita a chapa 1.
É um prazer fazer parte de um momento como esse para o sindicato de Porto Alegre. Ao longo da nossa jornada no Movimento Sindical, aprendemos a admirar vocês pelo trabalho realizado. O Sindec é uma entidade com representatividade e que se torna uma referência a partir de agora pela realização dessa eleição virtual. Parabenizo a todos pelo trabalho que têm feito, sobretudo nesse momento de pandemia, agora é hora de nos unirmos ainda mais. Um parabéns especial aos comerciários que souberam eleger pessoas que tem compromisso e respeito pelos trabalhadores", finalizou.
Além da participação dos componentes da chapa, diretoria e comissão de julgamento, participaram do ato virtual de apuração e fizeram sua saudação parabenizando o sindicato pelo processo transparente e democrático, os integrantes da Comissão Eleitoral, Antonio Johann, Presidente do SENALBA/RS e Dionísio Mazuí, Presidente em Exercício da FETRACOS/RS; Ricardo Patah, Presidente Nacional da UGT; Milton Araújo, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí/SP; Sérgio Luis Leite, Presidente da Federação dos Trabalhadores Químicos da Força Sindical e representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Claudio Janta.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.