Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Empresas poderão reduzir salário e jornada de trabalho por até 2 anos
por Gabriella Oliveira | Com a ação o governo visa garantir o emprego dos trabalhadores.
O governo permitirá que empresas reduzam, por até dois anos, salários e jornadas de trabalho de seus funcionários, a ação tem o intuito de garantir o emprego dos trabalhadores.
A previsão faz parte de uma medida provisória, criada em julho de 2015, pelo governo Dilma Rousseff. Anteriormente chamado de Programa de Proteção ao Emprego (PPE), foi reformulada e rebatizada por Temer como Programa Seguro-Emprego (PSE).
Antes da renovação do programa era possível reduzir os salários e jornadas de trabalho em 30% por até um ano.
Os critérios específicos para o programa ainda não foram divulgados. As empresas podem aderir o programa até o dia 31 de dezembro de 2017 e deverão fazer uma solicitação ao Ministério do Trabalho comprovando sua dificuldade financeira.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.