Entidades empresariais se reúnem com Secretário de Segurança visando soluções de combate ao crime
por Gabriella Oliveira | Prestigiaram a reunião o Sindec-POA, Federasul, Fiergs, Sinduscon-RS, IEE, Setcergs, Sindha, Sulpetro, Cra-RS, FCDL-RS e AEHN.
Na reunião realizada nesta quarta-feira, 28/09, no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), entre o secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer e mais de uma dezena de representantes de entidades empresariais que fazem parte do Fórum Permanente sobre Segurança Pública, ficou decidido uma estreita cooperação entre a sociedade civil organizada e o Estado para buscar soluções a curto prazo. O Diretor Jurídico Valdir Lima, representou o Sindec-POA na ocasião.
O presidente da ACPA Paulo Afonso Pereira entregou uma lista de sugestões para melhorar a segurança pública ao secretário Schirmer. Entre elas, utilização da Guarda Municipal armada para algumas áreas da cidade; Parceria Pública Privada para policiamento ostensivo nos bairros; bloqueios de celular nos presídios; construções de presídio em Parceria Pública Privada e recadastramento de taxistas em sete dias, através de convênio com uma instituição capaz.
Segundo Schirmer, se sociedade achar que a solução da segurança pública está só nas mãos do Secretário de Segurança já começamos a perder a guerra. "Não estou me omitindo, mas preciso da ajuda de todos no sentido de enfrentar o problema. "
Para o Secretário, mais do que recursos falta gestão no setor público. E citou vários exemplos de policiais que estão em funções burocráticas e não nas ruas. As câmeras de vídeo são monitoradas por 120 policiais, assim como o controle dos presos com tornozeleiras, 98 policiais. Revelou que está trocando por funcionários civis. Só na burocracia da Secretaria de Segurança estavam lotados 496 policiais e já retornaram às guarnições 63. E completou: "O presídio de Presídio de Canoas, ainda não está funcionando por problemas menores como falta de esgoto. Não é dinheiro, mas gestão."
Prestigiaram a reunião o Sindec-POA, Federasul, Fiergs, Sinduscon-RS, IEE, Setcergs, Sindha, Sulpetro, Cra-RS, FCDL-RS e AEHN.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.