Esclarecimento sobre a folga aos domingos nas concessionárias de veículos de Porto Alegre
por Jousi Quevedo | Nota esclarece impasse entre sindicatos da Região Metropolitana.
Um impasse criado por três sindicatos da Região Metropolitana de Porto Alegre está prejudicando os empregados em concessionárias de veículos da Capital. O empecilho vem da insistência em pedir pagamento de prêmio pelo domingo trabalhado, o que não está previsto na Lei 10.101, que liberou o trabalho aos domingos sem obrigar os empresários a pagar por isso.
O SINDEC estabeleceu com o SINCODIV um calendário humanizado, no qual os comerciários trabalham dois domingos e folgam outros dois. Dentro do combinado, datas comemorativas, como o Dia das Mães, são consideradas domingos de folga.
Como as lojas estão localizadas em diferentes cidades da Grande Porto Alegre, a atitude desses sindicatos está inviabilizando o acordo como estava colocado. Em nome do bom senso, será preciso rever essa posição dos sindicatos de Viamão, Taquara e Montenegro, que finge ignorar a realidade e a própria lei, para que as coisas voltem ao normal, pelo bem dos trabalhadores em concessionárias de veículos de Porto Alegre e de outros 16 municípios.
Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (SINDEC)
Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.