Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Férias podem fazer despesa aumentar
por Jousi Quevedo | As famílias também devem ficar atentas quanto ao gasto doméstico, como luz e água, que refletem o consumo de mais pessoas em casa.
O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que elaborou um guia no portal Meu Bolso em Dia (www.meubolsoemdia.com.br), para que os consumidores evitem se endividar no período.
De acordo com o diretor de Educação Financeira da Febraban, Fábio Moraes, o erro mais comum das pessoas nas férias é se esquecer que as despesas fixas e mensais continuam. "Água, luz, telefone, aluguel, carro e alimentos vão ser cobrados. Então, é preciso organizar o dinheiro e lembrar que no mês seguinte a pessoa vai trabalhar praticamente sem salário, pois geralmente a remuneração de quem volta de férias é paga no fim do mês", afirma Fábio.
O site também traça um paralelo entre as atividades programadas. Por exemplo, quem deixa de viajar com medo de estourar o orçamento pode perder grande oportunidade: "Os filhos ficam mais em casa, consomem mais energia para assistir à televisão ou jogar videogame. Também têm os gastos com alimentação, que aumentam, pois os jovens ficam todo dia em casa consumindo comida e guloseimas", ressalta o especialista da Febraban.
As famílias também devem ficar atentas quanto ao gasto doméstico, como luz e água, que refletem o consumo de mais pessoas em casa.
De lupa
TRANQUILIDADE — Mesmo que o consumidor não queira parar e criar uma estratégia de despesas nas férias, pode buscar dicas na Internet, como o portal criado pela Febraban.
ENDIVIDAMENTO — Com a família optando por não viajar para ficar em casa, é provável que as despesas aumentem. A Febraban chama atenção para evitar dívidas no período.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.