Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fiscalização do Sindec-POA atua em defesa da categoria no feriado de 7 de setembro
por Gabriella Oliveira | 98 empresas foram autuadas pelo descumprimento de acordo.
Com uma grande atuação no comércio de Porto alegre as equipes de fiscalização do Sindec-POA fizeram valer os direitos da categoria e os acordos fechados em convenção coletiva referente ao feriado do dia 7 de setembro.
A fiscalização começou pela parte da manhã no comércio dos bairros de Porto Alegre e do centro. À tarde, os 35 fiscais divididos em sete equipes, atuaram também nos shoppings, esclarecendo dúvidas dos comerciários, distribuindo material informativo e, principalmente, cobrando dos empresários o cumprimento das cláusulas da convenção.
Depois da atuação que tivemos no feriado de Corpus Christi, muitas empresas fizeram o acordo conosco e regularizaram a sua situação. Desta vez não foi diferente, fizemos um ótimo trabalho com toda a equipe e com certeza vamos colher muitos frutos para a categoria", enfatizou o Diretor da Fiscalização, João Vilmar Pereira.
Ao todo, foram 98 empresas autuadas. Em alguns casos, os estabelecimentos não tinham acordo com o Sindec-POA e por isso não poderiam estar funcionando no feriado. Os fiscais também cobraram o pagamento do prêmio, vale alimentação e a folga para os comerciários pelo feriado trabalhado. De acordo com o Diretor João Vilmar, as empresas autuadas terão um prazo para regularizarem a sua situação junto ao Sindicato.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.