Força Sindical inicia preparação para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente
por Gabriella Oliveira | Evento acontece em outubro, em Brasília, discutindo alternativas sustentáveis para produção,consumo e geração de emprego e renda.
Representantes das centrais sindicais já estão mobilizados na preparação da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente e discutiram nesta sexta-feira (8/02) a realização das conferências preparatórias. O secretário de Meio Ambiente da Força Sindical e presidente da Força Verde, Lélio Falcão, acompanhou a reunião.
O encontro foi realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), com a participação do secretário Thiago Krebs. Esteve em pauta na discussão a organização das Conferências Municipais, Regionais e da Conferência Estadual, que irão anteceder o evento nacional previsto para outubro, em Brasília, abordando três eixos de discussão: (1) produção e consumo sustentáveis; (2) redução de impactos ambientais; e (3) geração de emprego e renda.
Conforme o diretor da Força Sindical, todos os temas serão abordados dentro da implementação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e um dos desafios para as conferências no Rio Grande do Sul são a definição de uma política para o estado. "Solicitamos a inclusão da Força Sindical no Comite Organizador Estadual (COE), a ser definido por portaria do Governador", frisou Lélio.
A central também deve participar de 10 seminários promovidos pela SEMA no interior do Estado, para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Conforme Lélio Falcão, ainda não há definição quanto a realização destes seminários durante as Conferências Regionais. Já a Conferencia Estadual do Meio Ambiente tem previsão para ocorrer em setembro, em Porto Alegre.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.