FST - Debates mudam perfil do Acampamento da Juventude no Fórum Temático 2012
por Jousi Quevedo | Organizações, coletivos, partidos políticos desfraldaram faixas e bandeiras, demarcando território.
Falando em balanço positivo, Jefferson Tiego, secretário nacional da Juventude da Força Sindical e coordenador do Acampamento da Juventude do Fórum Social Temático (FST2012), citou a instalação de nove tendas e a realização de inúmeros debates como diferenciais esse ano, o que fez daquele espaço, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, um camping de proporções internacionais.
O Acampamento Intercontinental da Juventude, recebeu cerca de três mil pessoas, a maioria estudantes universitários, de 19 a 25 anos, provenientes de estados brasileiros e da América Latina – argentinos, chilenos, costa-riquenhos, paraguaios, venezuelanos, uruguaios –, mais europeus e visitantes de outros continentes, como o africano, que durante cinco dias debateram temas pertinentes ao Fórum, trocando experiências em diversas áreas de atuação e assistindo a muitos shows, "num mix de Woodstock com feira hippie". Organizações, coletivos, partidos políticos desfraldaram faixas e bandeiras, demarcando território.
Além de rock, ouvia-se hip hop, reggae, MPB, música latina e clássica, refletindo a multiplicidade de pessoas, sonhos e visões de mundo que pautou o Fórum Social Temático 2012 e encontrou representação visual no Acampamento da Juventude. Ali, durante seis dias, reuniram-se pessoas de todos os lugares, movidas pela diversidade de ideias, mas convergindo na crença de um novo mundo possível e absolutamente necessário. Juntos, esquerdistas e o colorido grupo underground evangélico do Ministério João 3: 16, uma espécie de grupo cristão-hippie.
PREFEITO VISITA ACAMPAMENTO - Em companhia do coordenador Jefferson Tiego, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, visitou o Acampamento da Juventude do FST2012, na manhã de 28/01. Percorrendo vias e cumprimentando pessoas durante o percurso, Fortunati conversou em espanhol com uma estudante romena e "vivenciou um modo mais livre de encarar a vida, como é próprio da juventude", comentou Tiego.
"PORTO ALEGRE SEMPRE" - Jefferson Tiego também aderiu à campanha pelo retorno definitivo do Fórum Social Mundial (FSM) para Porto Alegre, onde nasceu, em 2001, e se tornou contraponto do Fórum Econômico Mundial (WEF), quando as idéias da doutrina neoliberal ainda dominavam o pensamento econômico e a visão de muitos governantes. Na visão do líder juvenil, a cidade abraça o Fórum e o Acampamento, um dos espaços mais típicos do acontecimento.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.