FST - Trabalho Decente e Rio 20: medidas efetivas para o desenvolvimento sustentável são tema do Mundo do Trabalho
por Jousi Quevedo | Clemente Ganz, coordenador-geral do Dieese, explicou os desafios dos trabalhadores e da sociedade civil para efetivas medidas.
Coordenada por Clemente Ganz, do Dieese, a mesa do segundo dia da oficina Mundo do Trabalho do FST 2012 reuniu sindicalistas das centrais brasileiras. O tema de debate foi Desenvolvimento Sustentável no âmbito da Rio+20 e Trabalho Decente.
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, representou a central. Um documento será elaborado pelas centrais, em formato de carta, a ser encaminhados como resultado dos debates do Mundo do Trabalho.
Interessa saber o que a Conferência Rio+20 pode significar para a agenda do Trabalho Decente. Este é o enfoque que importa aos trabalhadores, além, é claro, do meio ambiente em equilíbrio", explicou Ganz.
Se politicamente debates anteriores foram incoroporados nos discursos, a efetividade em ação nos programas foi muito baixo na Rio 92. Houve consensos, mas poucas execuçõoes. Isto é um problema dramático para a sociedade. Dizer novamente questões parecidas 20 anos depois é grave, pois estamos com problemas muito mais complexos neste momento", analisou o representante do Dieese.
É necessário clareza da sociedade sobre os objetivos na Rio+20, gerando um compromisso pela efetividade de um agenda de desenvolvimento sustentável. "A conferência deve ser olhada como uma oportunidade de construir compromisso global pela promoção de uma agenda sustentável, olhando para a dimensão econômica adicionando o ambiental, mas não de forma segmentada", afirmou Ganz, ao comentar o documento do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico do governo federal.
Na plateia, os colaboradores e trabalhadores da Força Sindical preencheram boa parte do Dante Barone. Sindicalistas comerciários de Canoas, Quaraí, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada, São Paulo; calçadistas de Farroupilha; metalúrgicos, zeladores e vigilantes acompanharam a tarde de debates. Walter Fabro, vice-presidente da Força Sindical-RS, e Dionísio Mazui, vice-presidente da Fetracos, acompanharam o grupo.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.