Governo assina convênio de apoio para realização do FSMT 2014
por Gabriella Oliveira | Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, representou a Força Sindical Nacional no ato.
Na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul assinou o acordo de cooperação técnica para a realização do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre. O ato contou com a participação dos representantes dos movimentos sociais organizadores do evento.
O Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, também presidente do Sindec-POA, representou a Força Sindical Nacional na solenidade.
Quem garante que o Fórum funcione, é a participação dos governos, tanto federal, estadual e municipal, sem essa participação para montar a estrutura física ficaria quase que impossível a sua realização", salientou.
Neco também frisou a importância das discussões que vão surgir do Fórum para a construção de um novo mundo, possível com trabalho decente e desenvolvimento sustentável. "Essas discussões ajudam os próprios governos a formular politicas públicas", disse.
O Governador em exercício, Beto Grill, firmou o convênio e o compromisso com o evento.
Porto Alegre é uma referência na participação e nas discussões sociais, consequência de um povo que tem espírito critico. A crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental, são temas contemporâneos que têm que estar permanentemente em avaliação. Parabéns aos organizadores e ao Estado, que está sendo parceiro. Esperamos que as discussões sejam mais amplas possíveis para que se tirem daí diretrizes e para que nós possamos chamar atenção e trazermos novamente o Fórum Mundial para Porto Alegre", concluiu Grill.
Além da Força Sindical, também assinaram o acordo as Secretarias de Planejamento e Cultura, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, Companhia de Processamento de Dados do RS, Televisão Educativa de Porto Alegre, Central Única dos Trabalhadores-RS, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil –RS e legislativo de Porto Alegre.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.