por Gabriella Oliveira | Líder Janta se posicionou contra projetos do Executivo.
Após pouco mais de uma semana de incerteza e de relações conturbadas entre o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e sua base de vereadores na Câmara Municipal, o líder do governo, Claudio Janta (SD), oficializou, junto ao presidente da Casa, Cassio Trogildo (PTB), a suspensão da tramitação do pacote de mudanças no sistema de transporte público municipal por 120 dias.
O mês de agosto começou bastante conturbado, quando, nos últimos dias antes do final do recesso parlamentar, Janta se posicionou contra os seis projetos que compõem o pacote em sua página no Facebook, culminando com seu discurso na tribuna na quarta-feira passada, na volta das sessões ordinárias, quando pediu ao Executivo que retirasse os projetos, os quais "não teria como apoiar".
Na sexta-feira, Janta já havia afirmado que a votação do pacote ficaria para o ano que vem. Um acordo foi consolidado entre o Executivo e o Legislativo, fazendo com que, concomitantemente à retirada, se dê início à instalação de uma Comissão Especial para debater os pontos estabelecidos nos projetos, como novas regras para passagem escolar, propostas para extinguir a função de cobrador e acabar com a gratuidade de passagem para idosos entre 60 e 64 anos. Essa comissão não será o único foco de grande interesse do Executivo na Câmara em agosto, pois também é esperada, até o fim deste mês, a chegada do projeto que revisa o IPTU da Capital.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.