Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Inadimplência de empresas sobe em abril, diz a Serasa
por Gabriella Oliveira | A inadimplência das empresas subiu 1,1% em abril, na comparação a março, segundo a Serasa Experian.
A inadimplência das empresas subiu 1,1% em abril, na comparação a março, segundo a Serasa Experian. Em relação a igual mês de 2013 houve alta de 2,7%. Também é verificada elevação, de 6,2%, na comparação do primeiro quadrimestre de 2014 com igual período de 2013. Em nota, economistas da Serasa Experian apontam que entre os motivos da alta na inadimplência estão "a desaceleração da atividade econômica, a elevação dos custos por conta de ganhos salariais subindo acima da produtividade e as sucessivas elevações das taxas de juros, que aumentaram o custo financeiro do capital de giro junto aos bancos".
A alta no indicador de inadimplência das empresas em março foi puxada principalmente por débitos junto a bancos e a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços. As dívidas bancárias e não bancárias apresentaram variação positiva de 3,1% e 2,7%, respectivamente. A alta nos cheques sem fundos foi de 0,4%, enquanto os títulos protestados recuaram 2,5% na passagem de março para abril.
O valor médio dos cheques sem fundos caiu 18,0% no primeiro quadrimestre deste ano, ante igual período de 2013, movimento também registrado nas dívidas com bancos (queda de 4,3%). Já o valor médio dos títulos protestados subiu 9,6% e o das dívidas não bancárias registrou alta de 6,8%.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.