Inflação reduz intenção de consumo em abril, aponta CNC
por Gabriella Oliveira | Queda foi de 1,2% em relação a março e de 3,8% na comparação com abril de 2012.
As famílias ficaram menos inclinadas a ir às compras em abril, segundo a Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A queda na propensão ao consumo foi de 1,2% em relação a março e de 3,8% na comparação com abril de 2012.
Ainda assim, o ICF permaneceu em patamar elevado neste mês, aos 130,6 pontos, indicando um nível ainda favorável. Segundo a CNC, a inflação tem comprometido uma parcela maior do orçamento das famílias, que ainda se encontram bastante endividadas. Em abril, todos os componentes do indicador registraram queda em relação a março, incluindo os relativos ao mercado de trabalho.
A CNC aponta que a atividade econômica ainda em ritmo lento e o menor crescimento da renda, afetada pelas pressões inflacionárias, estão comprometendo a confiança do consumidor em relação ao emprego. A avaliação sobre o emprego atual piorou 0,9% em relação a março, enquanto a perspectiva profissional teve queda de 2,0%, e a percepção sobre a renda atual caiu 0,4%.
Quanto aos componentes de consumo, o item compras a prazo recuou 2,5%; o item referente ao nível de consumo atual caiu 0,7% e o sobre a perspectiva de consumo teve piora de 0,7%.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.