Intenção de consumo das famílias gaúchas mostra otimismo
por Gabriella Oliveira | Indicador divulgado pela Fecomércio-RS indica que bom nível de emprego e renda seguem estimulando desejo de compra dos gaúchos.
Apesar de ainda otimista, intenção de consumo das famílias gaúchas teve queda de 10,2% em abril em relação a março, indica levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Fecomércio-RS. Em abril, o índice registrou 136,1 pontos ante 151,6 no mês anterior.
Conforme a entidade, a queda é explicada em grande parte pela elevação significativa do mês passado, que havia conduzido o indicador a um patamar excessivamente otimista. Os resultados do índice, de certa forma, corrigem esse comportamento, mostrando uma acomodação do indicador em patamar otimista, após tendência de elevação ao longo de 2012.
Além disso, são fatores que também contribuem para conter o otimismo das famílias a resistência da inflação em patamares relativamente elevados, o que corrói sua renda real, e a perspectiva de elevação de juros, que já afeta as taxas ao consumidor.
Para o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o nível otimista da intenção de consumo continua sendo influenciado, principalmente, pelos componentes de emprego e renda atual e perspectiva profissional.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.