Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Intenção de consumo das famílias recua e atinge menor nível desde 2010
por Gabriella Oliveira | ICF marcou 127,7 pontos, queda mensal de 2,2% e de 6,2% ante 2012.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 127,7 pontos em maio, queda de 2,2% ante abril e de 6,2% em relação a igual mês de 2012, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta terça-feira (21). De acordo com a entidade, o índice está no menor nível da série iniciada em janeiro de 2010.
O comprometimento da renda das famílias, alimentado não só pelo nível ainda elevado de endividamento e inadimplência, mas também pela persistência inflacionária ocorrida nos primeiros meses do ano, e o maior custo de aquisição de crédito influenciaram negativamente o resultado do ICF no mês", destaca a CNC.
O menor otimismo quanto ao mercado de trabalho também vem se refletindo sobre o índice, fato ocorrido novamente no período atual. Mas apesar do resultado, todos os subíndices mantêm-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável de consumo.
Na comparação mensal, com exceção do indicador de Perspectiva Profissional, que apresentou ligeira alta de 0,1%, a queda de 2,2% do ICF deu-se tanto pelos componentes relacionados ao mercado de trabalho quanto pelo consumo, que apresentaram variações negativas.
O nível mais alto de preços vem corroendo parte do crescimento da renda, comprometendo ainda mais a intenção de consumo", diz a nota.
Na comparação anual, o recuou de 6,2% do ICF ocorreu puxado por todos os componentes da pesquisa, na mesma base de comparação. A desaceleração do ritmo de contratações e o menor crescimento da renda real, advindo das pressões inflacionárias, vêm comprometendo a confiança em relação ao mercado de trabalho.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.