Intenção de consumo das famílias cresce 2,3% em janeiro
por Régis Araújo | As famílias brasileiras começaram o ano mais propensas a gastar, conforme o indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ante dezembro de 2017, a alta foi de 2,3%. Apesar do avanço, a CNC destacou em nota que a leitura do ICF ainda se encontra abaixo da "zona de indiferença", de 100 pontos.
O resultado abaixo dos 100 pontos ainda indica uma recuperação lenta do otimismo das famílias.
Os consumidores seguem melhorando suas avaliações sobre a economia, mas o nível de endividamento das famílias, principalmente o daquelas com menor poder aquisitivo, leva à cautela nos gastos, atuando como um fator restritivo ao consumo", diz, na nota, a assessora econômica da CNC, Juliana Serapio.
Conforme a CNC, único componente do ICF acima da zona de indiferença, o Emprego Atual registrou 109,6 pontos em janeiro, o maior valor desde julho de 2015. O subíndice avançou 0,3% em relação a dezembro de 2017 e 4% na comparação com janeiro de 2017. "O porcentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 33,4% ante 33,1% em dezembro", diz a nota da CNC.
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