Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Janta defende a manutenção dos direitos previdenciários dos trabalhadores
por Gabriella Oliveira | Secretário-geral do Sindec participou nesta segunda-feira do programa Conversas Cruzadas da TVCom.
Na noite de segunda-feira (12/11) o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, participou do debate no programa Conversas Cruzadas, na TVCOM, onde discutiu as medidas provisórias anunciadas pelo governo federal que tratam os benefícios previdenciários.
No dia 30 de dezembro o governo federal anunciou uma série de mudanças em programas ligados à Previdência Social, entre eles seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte e auxílio doença, que Janta definiu como uma traição aos trabalhadores.
Nem que a vaca tussa vão mexer no direito dos trabalhadores! Este é um estrago mentiroso, porque a maioria desse dinheiro vem do FAT, que vem do PIS e que é utilizado pelo BNDES. Querem cobrir os rombos que existem!".
O sindicalista e vereador ainda afirmou que em nenhum momento estas questões foram discutidas com os sindicalista e anunciou que a Força Sindical-RS vai lutar e entrar com ação contra essas medidas.
O fim das emendas parlamentares foi outro ponto defendido pelo sindicalista e vereador.
Esta é a maior sacanagem usada pelo governo para chantagear os deputados. Dizem quem não tem dinheiro para manter os direitos os trabalhadores, mas o governo deu 900 milhões em emendas para os deputados aprovarem o fim da responsabilidade fiscal. Assistimos uma gastança imensa e quem vai pagar a conta de novo é quem menos ganha, os trabalhadores", frisou Clàudio Janta.
Os vídeos do programa estão disponíveis no site da emissora.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.