por Jousi Quevedo | não é permitido reter documentos para impedir o aluno de mudar para outra escola ou faculdade.
As escolas e faculdades não podem impedir o aluno devedor de assistir às aulas ou dificultar sua mudança para outra instituição, segundo entendimento do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Quem tem mensalidades atrasadas há mais de 90 dias não tem como garantir a matrícula na instituição para a qual está devendo se não pagar o que deve.
No entanto, não é permitido reter documentos para impedir o aluno de mudar para outra escola ou faculdade.
Se ainda não conseguiu seu histórico escolar, o aluno que não quiser correr o risco de perder aulas deverá contratar um advogado para obter uma liminar (decisão provisória) que obrigue a escola a entregar o documento.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.