Justiça libera consulta a ficha de candidatos antes de contratar
por Jousi Quevedo | Em nota na sexta (24), a Força Sindical considerou absurda a posição do tribunal.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que as empresas podem fazer consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), na Centralização dos Serviços dos Bancos (Serasa) e em órgãos policiais e do Poder Judiciário antes de contratar empregados.
O caso começou em 2002, por meio de denúncia que uma rede de lojas sergipana fazia a pesquisa no processo seletivo. O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com ação civil pública e a primeira instância da Justiça condenou a empresa a abandonar a prática.
A loja recorreu à corte trabalhista local, que reverteu a primeira decisão. A 2ª Turma do TST concordou com o tribunal sergipano. Para os ministros, o empregador tem o direito de consultar os antecedentes dos candidatos a fim de garantir que estão fazendo uma boa escolha.
Força - Em nota na sexta (24), a Força Sindical considerou "absurda" a posição do tribunal. "A decisão é injusta pois, na prática, condena qualquer pessoa desempregada e endividada a continuar eternamente na mesma situação", diz a Central. Para o MPT, a realização da pesquisa pode ser considerada como um ato discriminatório e interferir na contração dos candidatos.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.