Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Liquidação pode gerar endividamento extra, diz Serasa
por Gabriella Oliveira | As liquidações de começo de ano podem ser uma armadilha e gerar um superendividamento, se não forem bem aproveitadas.
As liquidações de começo de ano podem ser uma armadilha e gerar um superendividamento, se não forem bem aproveitadas, alerta a Serasa Experian. De acordo com a instituição, o consumidor deve ficar atento para não comprar por impulso apenas para aproveitar "ofertas tentadoras".
Os economistas da Serasa Experian apontam que o Natal de 2012 foi bom para o varejo, o que pode significar que os consumidores já estão endividados. "A orientação é sempre planejar, aproveitando as liquidações para adquirir apenas o que é necessário e vantajoso para o consumidor", afirmou a instituição, em nota distribuída à imprensa nesta segunda-feira (7).
A orientação da Serasa Experian é para que as pessoas evitem prazos longos nas dívidas, que implicam maior falta de controle. Além disso, a instituição alerta que os consumidores que se endividarem agora, terão financiamentos por todo o primeiro semestre e ficarão com o poder de compra reduzido em datas como Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados. Devem ser levados em conta também os gastos de início de ano, não só com pagamento de impostos como Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), mas também com matrícula e material escolar e gastos extras com diversão no período de férias.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.