Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Medidas contra a desindustrialização anunciadas pelo governo são tímidas, mas demonstram vontade para enfrentar o problema
por Jousi Quevedo | As ações são insuficientes diante do tamanho e do número de setores também importantes para a economia que estão sendo atingidos pela crise e a desindustrialização.
As medidas anunciadas hoje pela presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foram consideradas tímidas pelos representantes dos trabalhadores presentes no ato na manhã desta terça-feira em Brasília.
A principal crítica dos sindicalistas é que as medidas anunciadas são voltadas apenas para 19 segmentos industriais, enquanto o país tem muito mais. Por isso as ações são insuficientes diante do tamanho e do número de setores também importantes para a economia que estão sendo atingidos pela crise e a desindustrialização.
Ainda assim as medidas sinalizam a disposição e abertura do governo em enfrentar o problema. O anúncio também fortalece a ideia da ampliação da mobilização dos trabalhadores para garantir medidas mais profundas e eficazes.
A maior novidade foi apresentada pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, ao falar da instalação de 19 Conselhos de Competitividade.
Para o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, faltou, por exemplo, o governo isentar o IR da participação nos lucros e baixar o spreed bancário.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.