Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Ministro Brizola Neto discursa na 101 Conferência do Trabalho na OIT
por Jousi Quevedo | Na plateia, Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais.
A delegação da Força Sindical, liderada por Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais Sindicais e representante dos trabalhadores brasileiros na 101ª Conferência do Trabalho, acompanhou atentamente o discurso do ministro do Trabalho, Brizola Neto, ontem, na sede da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em Genebra (Suíça).
Brizola Neto destacou em seu pronunciamento a adoção do Trabalho Decente como "centro das políticas econômicas e das estratégias de desenvolvimento", e a futura realização da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente no Brasil, considerada por ele como "o ponto culminante de uma longa e profunda discussão entre governos, trabalhadores e empregadores sobre as questões fundamentais do mundo do trabalho".
A aprovação brasileira à recomendação para a adoção do chamado Piso de Proteção Social, pela universalização da seguridade social em todo o mundo, também foi destaque em seu discurso.
Ele disse também que o governo brasileiro vem priorizando o emprego para a juventude através da qualificação profissional. "Mesmo com a crise mundial, de 2008 para cá, nove milhões de postos de trabalho foram criados no Brasil", enfatizou.
Brizola Neto falou ainda sobre a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, e da realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil. "Ambos os eventos vão gerar desenvolvimento urbano, renda e oportunidades com a expectativa de melhorar a qualidade de vida de cerca de 200 milhões de brasileiros".
No final, o ministro sublinhou: "Não há mundo digno se não houver trabalho digno".
Motta, ao lado do secretário de Relações Internacionais da Força e membro da OIT, Nilton Neco, e demais dirigentes da Central, cumprimentaram o ministro pelo seu pronunciamento.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fecomerciários-SP
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.