Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Ministro Brizola Neto discursa na 101 Conferência do Trabalho na OIT
por Jousi Quevedo | Na plateia, Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais.
A delegação da Força Sindical, liderada por Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais Sindicais e representante dos trabalhadores brasileiros na 101ª Conferência do Trabalho, acompanhou atentamente o discurso do ministro do Trabalho, Brizola Neto, ontem, na sede da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em Genebra (Suíça).
Brizola Neto destacou em seu pronunciamento a adoção do Trabalho Decente como "centro das políticas econômicas e das estratégias de desenvolvimento", e a futura realização da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente no Brasil, considerada por ele como "o ponto culminante de uma longa e profunda discussão entre governos, trabalhadores e empregadores sobre as questões fundamentais do mundo do trabalho".
A aprovação brasileira à recomendação para a adoção do chamado Piso de Proteção Social, pela universalização da seguridade social em todo o mundo, também foi destaque em seu discurso.
Ele disse também que o governo brasileiro vem priorizando o emprego para a juventude através da qualificação profissional. "Mesmo com a crise mundial, de 2008 para cá, nove milhões de postos de trabalho foram criados no Brasil", enfatizou.
Brizola Neto falou ainda sobre a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, e da realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil. "Ambos os eventos vão gerar desenvolvimento urbano, renda e oportunidades com a expectativa de melhorar a qualidade de vida de cerca de 200 milhões de brasileiros".
No final, o ministro sublinhou: "Não há mundo digno se não houver trabalho digno".
Motta, ao lado do secretário de Relações Internacionais da Força e membro da OIT, Nilton Neco, e demais dirigentes da Central, cumprimentaram o ministro pelo seu pronunciamento.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fecomerciários-SP
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.