Nota Técnica: Empresários do Comércio apresentam queda na confiança em maio
por Jousi Quevedo | Para os próximos meses, a expectativa é de que a Confiança do Comércio permaneça próxima ao nível atual.
De acordo com a Sondagem do Comércio, divulgada pela FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), teve queda de 0,9% em maio, frente à variação de -1,9%, verificada em abril. O resultado é reflexo tanto de uma piora no Índice da Situação Atual (ISA-COM), de 1,2%, quanto no Índice de Expectativas (IE-COM), de 0,7%. Na comparação interanual, a confiança do setor apresentou retração de 2,0%, ao passar para os 125,9 pontos. A queda, no entanto, é inferior à registrada no mês de abril, a qual foi de 5,0%. Para a mesma base de comparação, o ISA-COM subiu 1,5%, enquanto o IE-COM teve recuo de 4,1%.
No que se refere aos segmentos, em comparação com maio de 2011, somente Varejo restrito registou alta, de 1,3%. Os demais segmentos tiveram decréscimo, com destaque para: Veículos (-8,5%), Material para Construção (-7,9%) e Atacado (-3,4%). Cabe destacar que, apesar da queda na maioria dos segmentos, todos estão acima da linha dos 100 pontos, ou seja, todos os segmentos permanecem otimistas.
Veja também
Para os próximos meses, a expectativa é de que a Confiança do Comércio permaneça próxima ao nível atual. A perspectiva de um desempenho bastante positivo nas vendas do comércio em 2012 é um fator relevante para a manutenção da confiança em nível elevado e não deverá sofrer alterações significativas até o final do ano.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.