Nota Técnica: Volume de crédito fecha 2011 em 49,1%
por Jousi Quevedo | As concessões para pessoa física apresentaram queda de 0,9%, enquanto para pessoa jurídica o acréscimo foi de 9,6%.
O volume de crédito do sistema financeiro nacional teve acréscimo de 2,3% em dezembro de 2011, atingindo R$ 2,03 trilhões (49,1% do PIB). Com esse resultado, o ano 2011 fechou com uma expansão nominal de 19,0% no volume de crédito, levemente abaixo dos 20,6% de 2010. A expansão do crédito para pessoa física no período foi de 20,8%, acima do crédito para pessoa jurídica, com crescimento de 17,4% em 2011.
As concessões de crédito totalizaram R$ 205,3 milhões em dezembro, registrando expansão de 5,3% em relação ao mês anterior. As concessões para pessoa física apresentaram queda de 0,9%, enquanto para pessoa jurídica o acréscimo foi de 9,6%. Analisando a média diária, contudo, o comportamento das concessões foi consideravelmente distinto. No total, houve retração de 4,3% (-9,9% para pessoa física e -0,4% para pessoa jurídica).
Seguindo o ciclo promovido pelo Banco Central de redução da taxa básica de juros em vigência, a taxa média de juros apresentou queda, passando de 38,5% em novembro para 37,1% em dezembro. Para pessoa física, houve decréscimo de 44,7% para 43,8%, enquanto para pessoa jurídica a taxa de juros média passou de 29,8% para 28,2%.
O resultado de fechamento do crédito em 2011 mostra um crescimento ainda expressivo no ano, acima do que o próprio Banco Central considera ideal (em torno de 15%). Analisando, contudo, a taxa de crescimento das concessões acumuladas em 12 meses, que passou de 9,9% em novembro para 9,3% em dezembro, a desaceleração se manteve. Para 2012, o crédito deve manter um bom nível de crescimento, estimulado pela redução da taxa de juros básica, que deve continuar por mais alguns meses.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.