Rio Grande do Sul registra maior saldo nas contratações em janeiro
por Gabriella Oliveira | Dados do Dieese revelam que, apesar do cenário econômico, o Estado ocupou o topo do ranking da geração de vagas no primeiro mês de 2016.
O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que registrou o maior saldo nas contratações em janeiro de 2016, com a contratação de 7.263 novos postos de trabalho. As informações são do levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), na última quarta-feira (9/3).
Segundo as estatísticas, houve uma melhora em relação ao ranking dos estados do ano anterior, onde o Rio Grande do Sul se encontrava na segunda posição entre os estados que mais contrataram. O setor agropecuário foi o grande responsável pela criação do emprego, registrando saldo positivo igual a 6.744, seguido pela indústria de transformação que registrou a criação de 2.708 postos de trabalho.
O comércio foi o setor que teve a maior perda de postos de trabalho, no entanto, esta redução foi 48,7% menor do que a registrada em janeiro de 2015, e é explicada, em parte, pela sazonalidade característica do setor para o mês de janeiro.
A nota encerra avaliando o cenário econômico como "notavelmente desafiador", mas ressalva que os resultados de janeiro "são animadores". Há recuperação de postos de trabalho em dois setores cruciais para a economia rio-grandense, como a indústria e o setor agropecuário, mostrando que mesmo frente às adversidades é possível a expansão da atividade econômica.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.